terça-feira, 30 de junho de 2009

003- Life Tracker


Apesar de haver 50.000 aplicativos para iPhone, a maioria é muito parecida. Mas, de vez em quando aparecem um aplicativos super interessantes que permitem fazer coisas não tão comuns. É o caso do Life Tracker. Ele permite que você faça o acompanhamento de variáveis do seu negócio ou da sua vida pessoal e, o mais interessante, permite que você veja um gráfico que pode ser de barra ou de linha, referente a essa variável.

A primeira coisa que você deve fazer é criar um tracker que vem a ser uma variável que você quer acompanhar. Alguns trackers são já oferecidos pelo programa como: acompanhar o seu peso (calories); períodos de tempo (data range); gastos (money). Esses trackers padrão funcionam também como categorias que você vai selecionar para a variável que você escolher. Vou dar um exemplo de tracker que eu criei.

Como tem evoluído a quantidade de seguidores que eu tenho no Twitter na minha conta profcristovao?
Bom, para isso eu fui no menu Trackers e criei um "tracker" chamado Twitter e na explicação coloquei que são o número de meus seguidores no Twitter. Na categoria de criação do "tracker" eu coloquei "custom". A partir daí, cada novo dia eu crio uma "action" e relaciono ela ao "tracker" Twitter e coloco o número de seguidores do dia. Depois basta ir ao menu Totalizer para ver o gráfico. Neste menu, para passar de um totalizador para outro é só arrastar com o dedo em cima do cabeçalho do totalizador e passamos de um "tracker" para outro. Para mudar a forma que o gráfico é apresentado você precisa bater duas vezes com o dedo sobre o gráfico e ele vai mudar de barra para linha e vice versa. Quanto às escalas do gráfico, não precisa se preocupar, o programa cuida disso automaticamente.

Embora esse aplicativo não seja muito bonito e nem muito "user friendly" ele é super útil e com criatividade você vai descobrir que pode acompanhar centenas de informações interessantes. Alguns trackers que criei:

1- Tempo de leitura de livros;
2- Tempo gasto no computador;
3- Tempo gasto respondendo e-mails;
4- A posição do Flamengo no Brasileirão;
5- O horário que a minha faxineira chega para trabalhar;
6- Quantos acessos o meu blog tem por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário